Terceira segunda-feira de janeiro ganhou fama de dia mais melancólico do ano em pesquisa encomendada por marca.

Tristeza: estudo estabeleceu que a terceira segunda-feira
de janeiro é o dia do ano na qual as pessoas se sentem mais tristes
São Paulo - Há alguns anos, a terceira segunda-feira de
janeiro ganhou a inglória fama de Dia Mais Triste do Ano. A data ficou
conhecida como Blue Monday, e seu renome de descoberta cientítica espalhou-se
como lenda urbana mundo afora, principalmente nos países de língua inglesa.
O que poucos sabem é que a ideia anunciada como fruto de
pesquisa matemática é, na verdade, uma ação de marketing transformada em verdade para a sorte
da marca anunciante, o canal de TV britânico
Sky Channel, explicam o jornal
inglês The Guardian e a revista
Inc.
Tudo começou com o estudo de um certo psicólogo Cliff
Arnall, da Universidade de Cardiff, no País de Gales, que chegou à uma equação
que apontaria o dia mais melancólico do ano. Publicado em 2005, o cálculo
levaria em consideração a meteorologia do período, as dívidas realizadas no Natal, a queda da
motivação e uma crescente cobrança para realizar conquistas no ano que se
inicia.
Por mais que janeiro possa ser um mês difícil, a pesquisa
de Arnall não tem embasamento científico e foi feita por encomenda da
anunciante, afirmam os veículos. Seu artigo não fora publicado em nenhum jornal
acadêmico, e sim diretamente em um material de divulgação da Sky Travel. E
virou verdade depois disso.
A ideia da marca, descobriu-se, era promover o desejo de
viajar e estimular possíveis clientes a espantar a tristeza através do turismo.
Considerando que todos os anos a data volta à tona, a estratégia de gosto duvidoso
ajudou a Sky Travel a fazer (muito) barulho até hoje.
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