Segundo a ONU, o tráfico de pessoas movimenta anualmente 32 bilhões de dólares em todo o mundo. Desse valor, 85% provêm da exploração sexual
Ilza Amorim
O tráfico de pessoas será tema de Seminário em Picos, a discussão a cerca do tema é antiga. Segundo a ONU, o tráfico de pessoas movimenta anualmente 32 bilhões de dólares em todo o mundo. Desse valor, 85% provêm da exploração sexual.
Segundo a coordenadora da Coordenadoria de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual de Picos, Jovanna Cardoso, essa prática existe em Picos, mas de uma forma moderna, essa será uma das ações da coordenadoria. “Inclusive já propomos ao Governo Federal que em 2014 façamos em Picos uma capacitação aberta para todo o estado do Piauí no que tange ao trafico de pessoas. Sabemos que nos municípios do Piauí ainda há muito o tráfico de pessoas, porque as pessoas imaginam que tráfico de pessoas é só com um revolver, te ameaçar ou levar a força e levar a pessoa por opressão e na verdade essa prática também se modernizou”, disse Jovanna.
Segundo Jovanna que faz parte da Kinud, órgão do Governo Federal que dar apoio a pessoas que foram traficadas, já foi enviado uma proposta para Organização das Nações Unidas (ONU), via Governo Federal para que o recurso seja liberado, tendo em vista que é a ONU que libera. A ONU, no Protocolo de Palermo (2003), define tráfico de pessoas como “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo-se à ameaça ou ao uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração”.
Para a coordenadora o aliciador pode ser de Picos ou de outras cidades e aliciar a pessoa oferecendo vantagens em São Paulo, Rio ou Europa que, ela alerta para as promessas absurdas. “Na verdade a pessoa não vai conseguir tudo isso que estão prometendo, temos casos de rapazes e moças que são aliciados alguns estão em São Paulo e até hoje não voltaram, alguns conseguiram se livra do aliciador e preferiram permanecer por lá, mas a sua ida foi por conta de promessas enganosas, por pessoas má intencionadas que praticam o trafico de pessoas, vamos fazer um levantamento para termos dados concretos”, ressaltou.
Recentemente o Ministério da Justiça divulgou diagnóstico sobre o tráfico de pessoas no Brasil. Outra pesquisa publicada pelo Órgão trata do tráfico realizado entre Brasil, Itália e Portugal. O tema também será refletido e discutido pela igreja catolica, a Campana da Fraternidade, vai fazer um amplo debate em toda Brasil em 2014.
Fonte: Portal FCS
Nenhum comentário:
Postar um comentário