domingo, 9 de junho de 2013
OEA aprova Convenção contra todas as formas de discriminação e intolerância
A 43ª Assembleia Ordinária da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou na manhã desta quinta-feira (6), em Antígua (Guatemala), a Convenção Interamericana Contra Toda Forma de Discriminação e Intolerância. O texto define as obrigações dos Estados nacionais, os direitos dos protegidos e indica mecanismos de proteção e monitoramento da normativa recém-aprovada.
Entre as novidades do texto está a inclusão do combate às violações motivadas por orientação sexual, identidade de gênero e condição infectocontagiosa estigmatizada.
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participa da assembleia, na Guatemala, e comentou a inovação. "É muito importante que a OEA defina claramente a garantia de direitos da população LGBT e adote, na área dos Direitos Humanos, a proteção das populações estigmatizadas por terem contraído algum tipo de doença", afirmou.
Maria do Rosário reuniu-se com o presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, José Orozco, que se comprometeu em reforçar o enfrentamento à discriminação contra a população LGBT.
No período da tarde desta quinta-feira (6), a partir de 15h (horário local, pelo 18h em Brasília), os estados-membros da OEA renovarão três das sete vagas para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. O Brasil disputa uma das vagas com o ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannuchi.
Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Site da SDH
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário