quarta-feira, 18 de setembro de 2013

7ª PARADA DA IGUALDADE ACONTECERÁ NO DOMINGO


Na próxima quinta-feira (19), a partir das 07h00min, terá início o credenciamento dos participantes da 7ª Jornada Nordestina de Cidadania Plena LGBT e do 7º Seminário de Direitos Humanos e Prevenção das DST/AIDS. Os dois eventos que antecedem a Parada da Igualdade, que acontecerá no próximo domingo (22), serão realizados no CEEP Petrônio Portela (Centro Estadual de Educação Profissional), de 19 a 20 de setembro. Além deles, haverá ainda a I Feijoada da Igualdade, no dia 21, na Chácara de Maria Leal, no bairro Samambaia. 
“A gente queria convidar a sociedade para fazer parte também deste momento de construção de cidadania de respeito às diferenças. As pessoas imaginam que a Parada [da Igualdade] é só aquela festa na rua, as cores e as pessoas dançando e se divertindo. A Parada é todo um movimento, todo um evento onde a gente faz palestras de orientações, de capacitações dos direitos das pessoas em geral, não só as LGBT’s”, explicou a organizadora do evento e coordenadora municipal de Direitos Humanos e de Livre Orientação Sexual, Jovanna Cardoso.
Em relação a Parada da Igualdade em si, ela informa que a mesma terá como tema ‘Coração não tem preconceito tem amor’. Jovanna Cardoso argumentou que esse tema foi escolhido pelo fato da organização entender que as pessoas não tem preconceito, mas sim aprendem a ser preconceituosas.
“E a 7ª Parada da Igualdade já está pronta, nós estamos com tudo prontíssimo, só falta agora ir para a rua. Temos já o trio da Bahia confirmado. Não é um trio exageradamente grande, mas que as ruas comportam sua passagem sem atingir a fiação. O palco será montado a partir de sábado (21) meio dia, na Praça Félix Pacheco. E esse ano nós teremos uma novidade que é a tenda eletrônica que vai funcionar simultaneamente com o palco com a banda no final da Parada”, pontuou a organizadora.
Jovanna Cardoso frisou também que participantes de vários locais do país já confirmaram participação no evento. “E caravanas maciças de Teresina, de Floriano, de Oeiras, de Nazaré do Piauí, de Paranaíba, de Bacabal [MA], de Timon [MA] e Santa Cruz do Piauí. Todas essas cidades estão mandando caravanas que vão participar da 7ª Parada da Igualdade em Picos”, acrescentou.
A coordenadora municipal de Direitos Humanos e de Livre Orientação Sexual finalizou dizendo que este ano as camisetas da Parada serão trocadas por três quilos de alimentos não perecíveis e todos os mantimentos arrecadados vão ser distribuídos durante uma ação social em comunidades carentes da periferia picoense. “Muita gente já veio e estão ficando poucas camisas. Quem quiser pegar ainda tem que correr para cá para a coordenadoria”.
PERCURSO DA PARADA:
O percurso da Parada da Igualdade continuará o mesmo das outras seis edições. A concentração acontecerá no ‘2º Balão’, no bairro Bomba. Em seguida o desfile percorrerá a Avenida Deputado Sá Urtiga, a Estrada de Santos, a Avenida Getúlio Vargas e se encerrará na Praça Felix Pacheco, no Centro.
Rodeador (FOTO/ GP1)
Fonte: Piauí24hr

Nenhum comentário:

Postar um comentário