
O curta-metragem "Os sapatos de Aristeu" é um Drama dirigido por René Guerra, que tem duração de 17 minutos e conta a história de uma travesti morta que tem o seu corpo preparado por outras travestis para o velório. A família, após receber o corpo, decide enterrá-lo como homem. Uma procissão de travestis então se encaminha para o velório para dizer adeus. Os sapatos são calçados.
O filme nos faz refletir os desejos e a realidade das travestis, e sobre o preconceito na família, toda a vida "Aristeu" se sentia uma mulher e gostava de se vestir como tal. Porém, a família com a sua discriminação e preconceito prefere enterrá-la como homem, desconstruindo toda a luta de vida da travesti.
O filme já foi bastante premiado, dentre os prêmios temos o Grande Prêmio no Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro em 2008, Grande Prêmio - Júri Estudantil no Silhouette Short Film Festival em 2009, Melhor Curta no Festival de Cine Cero Latitud em 2009, Melhor Curta de Ficção no Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro em 2008, Melhor Filme no Janela Internacional de Cinema do Recife em 2008, Melhor Filme no Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora em 2008, Melhor Filme no Regensburg Short Film em 2008, dentre tantos outros que ele participou e ganhou.
Abaixo assistam ao curta completo:
Fonte A Liga Gay
Nenhum comentário:
Postar um comentário