
As vendas do comércio para o Dia dos Namorados recuaram
5% em 2015, comparadas ao ano anterior, de acordo com a Boa Vista SCPC (Serviço
Central de Proteção ao Crédito). É a primeira queda na data comemorativa desde
2009. Porém com O Boticário as coisas foram diferentes.
As vendas na empresa aumentaram 3%. De acordo com
o Sindicato do Comércio Varejista, as causas para aumento podem ter sido a
campanha em favor da empresa feita pelo movimento LGBT.
Há duas semanas do dia dos namorados, o Boticário
divulgou uma propaganda para a data com casais do mesmo sexo. Em pouco tempo o
vídeo já estava sendo compartilhado em todas as redes sociais, com a grande
maioria defendendo a campanha que mostra casais indo comprar presentes e se
preparando para uma noite especial, tanto homens quanto mulheres destacando uma
fragrância unissex, o Egeo.
Do dia 24 de maio, quando lançou seu filme
publicitário, atá 17 de junho, o vídeo da empresa no YouTube teve 3,4 milhões de
visualizações, nove vezes mais do que as publicações da quinzena anterior,
segundo um estudo elaborado pela SGC Conteúdo. Além disso, foram 383 mil
avaliações positivas no período e 192 mil avaliações negativas.
Entre aqueles que ficaram contra a atitude da
marca está o pastor Silas Malafaia, que fez um vídeo pedindo o boicote à marca
e teve 519 mil visualizações no Youtube.
Mesmo com as críticas e pedido de boicote, a
imagem do Boticário não ficou abalada; pelo contrário, os consumidores
aprovaram a campanha. A pesquisa mostra que a palavra “gostei” foi uma das mais
repetidas no Twitter entre as 31 mil publicações com o termo “Boticário” de 2 a
6 de junho, à frente de termos como “gays” e “Malafaia”; e uma campanha no
Facebook a favor do Boticário ganhou 190 mil adeptos.
Para o diretor geral da SGC Conteúdo, Sílvio
Guedes Crespo, quem assume uma postura pioneira sabe que terá um custo e espera
obter um benefício. “No caso de O Boticário, as redes sociais ajudaram a
empresa a reduzir o primeiro e a aumentar o segundo”, afirma.
Ele explica que ao tratar casais do mesmo sexo
iguais de heterossexuais, a empresa foi muito inovadora e a longo prazo será
reconhecida como uma organização com valores à frente do seu tempo. “A
conquista de direitos por parte da população LGBT é uma tendência de longo
prazo em sociedades ocidentais, embora no meio do caminho haja eventuais
retrocessos. As empresas, especialmente as grandes corporações, tendem a
acompanham esse movimento, e a sociedade como um todo tende a aceitar cada vez
mais essa diferença”, explica.
O Boticário não é a primeira a apostar na
diversidade sexual para se posicionar no mercado, e o Gay1 listou outros exemplos de comerciais
que usam casais do mesmo sexo ou promovem a diversidade sexual.
Para conferir o estudo na íntegra elaborado pela SGC Conteúdo, clique neste link e baixe o conteúdo.
Para conferir o estudo na íntegra elaborado pela SGC Conteúdo, clique neste link e baixe o conteúdo.
Fonte: Gay 1
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